Programa Devolve ICMS
Cartão Cidadão
Quem tem direito?
- Para ter direito ao Cartão Cidadão, o beneficiário precisa se encaixar em um dos quatro programas do governo do Estado: Devolve ICMS, Volta por Cima, Todo Jovem na Escola ou Professor do Amanhã.
Devolve ICMS:
- Famílias com renda mensal de até três salários mínimos ou renda por pessoa inferior a meio salário mínimo.
- Estar no Cadastro Único (CadÚnico).
- Receber o Bolsa Família ou ter um membro familiar no ensino médio regular em escola pública estadual do Rio Grande do Sul.
Calendário de pagamentos do Devolve ICMS 2024
O pagamento aos beneficiários do programa Devolve ICMS é trimestral. O último depósito foi em abril, o próximo está previsto para julho (referente ao trimestre de julho, agosto e setembro). O quarto e último pagamento do ano será em outubro (referente ao trimestre de outubro, novembro e dezembro).
Ainda resta a necessidade de recebimento dos cartões adicionais para aqueles que receberam o benefício em abril.
Onde podem ser retirados na capital e no interior?
- Em Porto Alegre, a retirada do cartão é feita na avenida Borges de Medeiros, 521, Centro Histórico. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.
- Nos demais municípios, as entregas ocorrem em agências do Banrisul.
Lista dos locais de entrega do Cartão Cidadão.
Presencial ou pede por telefone?
- A solicitação de segunda via do Cartão Cidadão é feita por telefone: 0800 541 2323
- A retirada do Cartão Cidadão é presencial, nos locais listados acima.
Para quem perdeu o direito ao Programa e depois retornou:
- Não precisa solicitar um novo cartão, usa o antigo.
Para quem já tem o cartão:
- Valores creditados diretamente no cartão para uso imediato.
Para quem não tinha o cartão:
- Cartão emitido automaticamente.
- Retirada na agência do Banrisul a partir de 5 de junho (data sujeita à alteração).
Quais documentos o cidadão precisa apresentar para retirar?
- Para retirar o cartão, o beneficiário precisa portar documento de identificação oficial com foto e número de CPF.
O que fazer em caso de perda do cartão?
- Para quem perdeu o cartão:
É necessário entrar em contato com o call center. A central pode ser contatada pelo número 0800 541 2323. O atendimento é das 8h às 20h de segunda a sexta-feira. Aos sábados, das 8h às 14h.
A segunda via será emitida gratuitamente. O Banrisul isentou a tarifa por 30 dias, podendo ser prorrogado.
Prazos de disponibilização de cartões do cidadão nos locais de entrega:
- Se for ingressante nos Programas o prazo é de 45-60 dias;
- Mas se for solicitação de segunda via, o prazo é de 20 dias.
Perdi o documento de identificação, como retirar o Cartão Cidadão?
- Use documento de identificação digital (via gov.br).
- Ou apresente boletim de ocorrência com dados pessoais completos (nome, data de nascimento, CPF, RG, pais).